PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Fundão


Exposição de motivos
Nos últimos anos os hábitos da nossa população jovem têm sofrido diversas alterações. Estas alterações justificam-se por diversos fatores. Seja pelos anos atípicos da pandemia, nos quais diversas imposições morais e até legais obrigaram a que todos nós tivéssemos de nos adaptar, dificultando a socialização; seja pelo uso crescente das novas tecnologias, que tanto afetam as vidas dos jovens de hoje, que ao invés de melhorarem a nossa qualidade de vida, por vezes, distanciam-nos e isolam-nos, acabando por nos prejudicar. A saúde mental dos jovens tem sido fortemente afetada por estes e outros motivos e é necessário que se estudem soluções para este problema que tanto nos afeta.
Acreditamos que o combate a este problema deve passar, sobretudo, pela sua sensibilização e pela sua prevenção, assim como por um maior investimento em recursos humanos ligados a esta área. Isto é o que propomos com as nossas medidas e é este, a nosso ver, o caminho a adotar para mitigar o problema da saúde mental dos jovens no nosso País.


Medidas Propostas
  1. Criação de “publicidades” e ações de formação, sobretudo, para os encarregados de educação e professores que abordem a prevenção de doenças associadas à saúde mental nos jovens e que incentivem o recurso a profissionais especializados na área.
  2. Ações de sensibilização direcionadas aos jovens, que alertem para o problema da saúde mental, apostando na sua prevenção, no seu tratamento e promovendo a procura de serviços de psicologia escolares.
  3. Investimento em recursos humanos ligados à área da psicologia no ensino obrigatório e superior, que desenvolvam consultas com os jovens para deteção ou prevenção de problemas relacionados com a saúde mental.