PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã


Exposição de motivos
1.
Com esta medida, pretendemos a criação de um espaço/ convívio para todos os que estiverem interessados em conversar/ conhecer e estimular a partilha. Neste espaço, deverão existir estações para ouvir música, jogos de tabuleiro (para desenvolver a interação social) e tapetes de yoga, para quem os queira utilizar.
Nesta sala poderão ser dinamizados vários workshops, inclusive sessões de relaxamento extracurriculares dadas por profissionais.
O espaço deverá ser vigiado/controlado e orientado por um auxiliar capacitado e terá um limite de ocupação de pessoas, para que a sua real função possa ser rentabilizada e eficaz. Uma vez por semana, dirigir-se-ia ao recinto escolar um psicólogo que, durante um determinado período de tempo estaria disponível para acolher e conversar com quem o desejasse fazer.
2. Com esta medida pretendemos capacitar professores e auxiliares na área da saúde mental através de uma formação acreditada, facultada por profissionais da área. Desta forma, todos os elementos da escola irão ficar mais capazes para agir de forma pertinente quando confrontados com qualquer tipo de dificuldade relacionada com a saúde mental, intervindo nos jovens de forma mais adequada.
Através desta medida, pretendemos ainda realizar palestras/workshops para encarregados de educação/pais e alunos no sentido de aprofundar mais os conhecimentos e capacitar cada um para um maior apoio e suporte no âmbito da saúde mental, consciencializando-os sobre este problema desmistificando alguns pressupostos sobre a saúde mental.
É urgente a comunidade educativa refletir sobre esta problemática, devendo a escola criar momentos de análise e reflexão sobre saúde da mente, permitindo explorar conceitos, resolver dúvidas e ajudar a construir soluções.
3. Nesta medida, propomos a criação/ integração de cheques de saúde mental para todos os alunos do 7º ano ao 12º ano, (3 ciclo e ensino secundário) que queiram usufruir da oportunidade dada, desde que tenham uma avaliação médica do psicólogo/a da escola em que o profissional avalie e determine a necessidade de acompanhamento médico necessário, de forma a que tenham o melhor apoio possível, adequado a cada caso. Estes cheques poderão ser utilizados em consultas médicas, em fármacos ou tratamentos a nível de saúde mental, desde que esteja indicado profissionalmente.
Queremos, assim, permitir que todos os alunos possam beneficiar de uma consulta de psicologia clínica, nos Serviços de Psicologia da escola, com um encaminhamento para a área adequada nos serviços hospitalares sempre que se verifique necessidade de um acompanhamento adequado.


Medidas Propostas
  1. Criação/implementação de um espaço "mindfulness", de convívio e terapia de grupo no recinto escolar
  2. Realização de ações de formação, palestras/workshops para professores, auxiliares, pais/encarregados de educação e alunos na área da saúde mental
  3. Criação de cheques de saúde mental