PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco


Exposição de motivos
Crescemos a acreditar que doenças mentais estão relacionadas com os “serial killers” dos filmes, com a mulher que vai a um programa de tarde dizer que tem 16 personalidades diferentes, com o mendigo que fala sozinho e chora ao deambular pelas ruas. Que essas doenças não são nada mais que produto de imaginações ferteis e loucas.
Já crescemos o suficiente como sociedade para abandonar estes estigmas. A medicina já avançou o bastante para por um fim a estas balelas. o nosso texto pretendo clarificar mentes e incentivar a uma interiorização sobre o tema da vossa parte.
A OMS define saúde mental como um bem estar no qual o indivíduo consiga lidar com stress, trabalhe produtivamente e contribua para a sociedade. Mas isso quer dizer que uma pessoa com distúrbios mentais não conseguirá fazê-lo? Claro que não! Bem ou mal, com doenças mentais ou não, as pessoas têm de trabalhar, têm de se mover. Uma perturbação mental não para nem abranda o mundo. Ele continua o mesmo e continuamos a correr atrás dele.
A saúde mental dos adolescentes portugueses tem vindo a ser um tema de preocupação crescente nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 80% dos adolescentes portugueses sofrem de algum tipo de problema de saúde mental, como depressão, ansiedade, estresse ou transtornos alimentares. Os principais fatores que influenciam a saúde mental dos adolescentes portugueses incluem pressão acadêmica, problemas de relacionamento, abuso de drogas e álcool, bullying, baixa autoestima e falta de suporte familiar. O uso excessivo de redes sociais e a exposição às notícias diárias também têm sido associados a problemas de saúde mental entre os adolescentes portugueses.
Muitos jovens que sofrem de uma ou mais doenças mentais não procuram ajuda ou não têm condições para procurar ajuda, acabando por atingir patamares mais agressivos da sua patologia.
Uma solução macabra aparece e parece perfeita. O suicídio. Na mente de alguém doente mentalmente este parece ideal e o fim de toda a dor que ninguém parece compreender. A OMS aponta para que ocorra um suicídio a cada 40 segundos. Totalizando 800 mil mortes por suicídio todos os anos à escala mundial. 800 mil mortes. 800 mil pessoas doentes mentalmente. Doenças mentais não são inventadas, não são algo escrito pelos irmãos Grimm antes muito isso. Doenças mentais não são raras. Cada pessoa que vemos, que falamos, que gozamos, com que rimos, que amamos ou odiamos há pelo menos 50% de possibilidade que essa pessoa tenha tido, esteja a ter ou venha a ter um distúrbio mental.
Cuidar da nossa saúde mental não é egoísmo. Chorar não é fraqueza. Ter de frequentar sessões com um psicólogo ou psiquiatra não faz de um indivíduo doido ou maluco. Doenças mentais têm cura. O suicído é evitável. Os transtornos mentais são doenças legítimas e não produtos da imaginação de pessoas conturbadas.


Medidas Propostas
  1. Aumento de psicólogos e psiquiatras nos hospitais públicos.
  2. Baixa significativa do preço dos medicamentos que visem combater as doenças mentais
  3. Cheque psicólogo /linha governamental que trabalhe 24h, com profissionais qualificados.