PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco


Exposição de motivos
A saúde mental, também no grupo da população jovem, é um tema que cada vez mais nos preocupa, tendo em conta o crescente número de colegas e amigos que se debatem com este problema de saúde. A pandemia, os confinamentos e isolamentos efetuados, resultaram num sentimento generalizado, neste grupo etário, de que o presente lhes foi subtraído e o futuro é incerto. As rotinas foram alteradas, o sentimento de grupo foi esbatido, a interação social enormemente reduzida. A conjugação desta realidade com a excessiva utilização das plataformas multimédia, a drástica redução dos contactos pessoais, o incremento do sedentarismo, desencadearam sentimentos de tristeza, medo, ansiedade e revolta, até. Em casos mais graves, surgiu a depressão. De modo a prevenir, atenuar e combater esta realidade, por forma a promovermos a saúde mental, também nos jovens, consideramos ser de propor as medidas que a seguir se elencam:


Medidas Propostas
  1. Medida 1 - Alteração do calendário escolar, de modo a terminar com as duas semanas de interrupção letiva inerentes ao final do primeiro e segundo período letivos. Assim, teríamos uma semana de paragem letiva no início de novembro, outra no final de dezembro, uma outra em meados de fevereiro e uma em meados de abril. Teríamos, assim, mais espaços de descanso, lazer e organização das tarefas escolares.
  2. Medida 2 - Aumento do número de psicólogos por agrupamento escolar, procurando rapidamente atingir-se um rácio de 1 psicólogo para 400 alunos.
  3. Medida 3 - Criação e colocação, nos agrupamentos escolares, de espaços e equipamentos desportivos, lúdicos, recreativos, de debate e partilha de experiências e vivências, suficientemente atrativos e dinâmicos, de modo a captar o interesse dos alunos e a estimular a interação entre eles.