PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã


Exposição de motivos
A primeira medida tem como objetivo apoiar jovens que revelem algum tipo de problema do foro psicológico. Cremos que estes problemas se devem, não só à pandemia, mas também à ansiedade que os jovens de hoje sentem. É importante dar a conhecer a saúde mental: o que é, quais os problemas e como resolvê-los, já que o conhecimento do tema nos permite encarar as dificuldades de forma mais clara. Para além disso, de modo a haver um acompanhamento mais próximo e assíduo, propusemos a doação de um cheque monetário por parte do Estado.
A sensação de pertencer a uma comunidade, de não estar sozinho e sentir-se ouvido e integrado é reconfortante, especialmente em casos de instabilidade da saúde mental, e isto levou-nos a pensar na nossa segunda medida: as terapias de grupo. Estas visam mostrar a força da coletividade na superação de problemas e a importância da convivência social e como esta é fundamental para o bem-estar. Seriam mediadas por profissionais de saúde, nomeadamente psicólogos voluntários e estudantes de psicologia em fim de curso, que contribuiriam para uma melhor eficácia das sessões.
Um investimento mais sério na área de psicologia aumentaria o número de postos de trabalho de psicólogos no SNS, de modo a proporcionar a disponibilidade destes para consultas de rotina gratuitas, incluídas no Plano Nacional de Saúde. Por fim, a base da nossa terceira medida é reformar a área da saúde mental, transmitindo segurança aos jovens.


Medidas Propostas
  1. 1. Realização de palestras para toda a comunidade escolar, acerca da saúde mental, seguida de uma triagem feita pela psicóloga da escola. Atribuição de um cheque monetário com base nos resultados obtidos.
  2. 2. Realização de terapias de grupo, dinamizadas por profissionais de saúde (psicólogos, entre outros), em espaços cedidos pelas câmaras municipais.
  3. 3. Aumento do investimento na área da saúde mental, de modo a aumentar o número de psicólogos no SNS.