PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova


Exposição de motivos
As nossas medidas visam uma escola mais amiga e mais sensível ao bem estar dos alunos. A escola está muito focada na boa transmissão de conhecimentos, é uma escola puramente racional, muitas vezes distante e desligada do bem estar dos alunos. Propomos uma escola mais flexível, com uma visão mais abrangente, uma escola que vise e proporcione o bem estar emocional. Uma escola do saber e do ser. A escola é o espaço onde os jovens passam a maior parte do seu tempo e por isso deve proporcionar bons ambientes e disponibilizar instrumentos que capacitem os alunos para a compreensão e regulação das suas emoções, tornando-os indivíduos confiantes, com a resiliência suficiente para lidar com situações de maior pressão. Aprender, desde criança, a conhecer, compreender, integrar e regular as emoções, resultará, no futuro, num maior bem-estar e felicidade. A saúde, o bem estar e a felicidade resultam do equilíbrio entre conhecimentos e emoções adequadas que, por sua vez, possibilitará a formação de pessoas mais confiantes, seguras e resilientes. Assim, propomos uma escola mais saudável e próxima, através de uma maior flexibilidade curricular e através da criação de espaços destinados à aprendizagem, ao diálogo e partilha socioemocional.


Medidas Propostas
  1. Aulas de Aprendizagem Socioemocional.
    Criação, desde o pré-escolar até ao secundário, de uma disciplina obrigatória para aprendizagem e treino de competências socioemocionais. Aprender, desde criança, a compreender e autorregular as emoções, proporcionará maior capacidade de autocontrolo e, consequentemente, um maior resiliência e bem estar!
  2. Flexibilidade Curricular alargada.
    Criação de currículos flexíveis no Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos), permitindo aos alunos uma escolha efetiva de disciplinas num conjunto alargado de opções, segundo os seus interesses profissionais e as suas motivações.
  3. Mais conversa na escola. Conversação livre/espaço de partilha: saber ouvir, saber falar... Espaço de gestão de emoções, de participação voluntária, semanal, supervisionado por profissionais competentes, destinado à conversação livre, ao diálogo e partilha de experiências, ideias, opiniões, emoções e sentimentos.