PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária D. Afonso III, Vinhais


Exposição de motivos
Tal como disse Matthew Quick no filme “O Lado bom da Vida”: “A vida não é um filme de censura livre para fazer com que a pessoa se sinta bem. Muitas vezes a vida real acaba mal.”
O nosso projeto para o Parlamento dos Jovens, baseado no tema “Saúde Mental nos Jovens”, não é apenas um conjunto de medidas que talvez um dia cheguem a Lisboa, que talvez um dia sejam ouvidas ou apenas ignoradas. O nosso projeto vai muito para além disso; tem como objetivo fomentar a mudança. Na sociedade atual, a maioria das pessoas limita-se à sua vida quotidiana e aos seus próprios problemas, aceitando a imperfeição do mundo. Pensando sempre que as suas vozes nunca serão ouvidas e que por mais que gritem, elas serão silenciadas. Nós, aqueles que ainda não somos adultos, mas também já não somos crianças, que procuramos encontrar a nossa identidade e que temos grandes ideais para mudar a sociedade, temos a oportunidade de falar. Queremos acabar com o silêncio, queremos soluções práticas porque não nos contentamos apenas com promessas. O futuro está na nossa mão e, por isso, ambicionamos acabar com o preconceito, tornar a sociedade inclusiva e ensinar a cuidar do próximo.
Em suma, e citando novamente Matthew Quick “A maioria das pessoas perdeu a habilidade de ver o lado bom das coisas, embora a luz por trás das nuvens seja uma prova quase diária de que ele existe.”


Medidas Propostas
  1. 1. Criar ações de sensibilização de forma a procurar acabar com os tabus ligados à saúde mental e reeducar a sociedade em relação às doenças mentais e às perspetivas do futuro dos jovens.
  2. 2. Fornecer “Cheques Psicólogo” a todos os alunos que frequentem a escola do 1.º ao 12.º ano, de modo a que esta ajuda essencial chegue a todos.
  3. 3. Alterar o sistema de ensino português de modo a que os exames nacionais sirvam sempre apenas como prova de ingresso e a que, para determinar se o aluno será aceite em determinada universidade , se tenha em consideração, para além dos resultados académicos, o seu currículo na totalidade.