PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé


Exposição de motivos
Da ansiedade à depressão, discutir abertamente acerca destas e de outras doenças deixou de ser um tabu após o confinamento vivido por todos nós. No entanto, o estigma ainda existe e, portanto, é urgente desmistificá-lo.
A saúde mental é um dos pilares do bem-estar humano, se não o mais importante, daí que deva ser cuidado e reforçado ao longo de toda a nossa vida. Enquanto jovens e cidadãos de uma sociedade, constantemente, assolada por problemas das mais variadas naturezas, a pressão e o stress poderão ser ingredientes chaves para o início ou agravamento do estado de saúde mental. A Saúde Mental é um dos recursos fundamentais para o nosso dia-a-dia, sendo esta influenciada pelas vivências individuais, em diferentes contextos, tanto familiar como escolar e até comunitário ao longo da vida. O contexto familiar, escolar e comunitário são fatores decisivos quer na promoção da Saúde Mental, quer na resposta às situações de doença mental. Existem assim diversas razões que justificam a preocupação da saúde mental das crianças e dos adolescentes. A vasta vivência demonstra que a saúde mental nas crianças e nos jovens está frequentemente associada às elevadas taxas de incapacidade duradoura, ao insucesso escolar, défice no funcionamento social e familiar, que consequentemente conduzem a uma espiral de desvantagens que se tornam difíceis de reverter.
A saúde mental das crianças e dos adolescentes continua, até aos dias de hoje, a ser negligenciada, mesmo face ao aumento das evidências cientificas do valor da saúde mental para o desenvolvimento infantil, da importância da intervenção precoce, especialmente nos sistemas de saúde primários ou da escola.


Medidas Propostas
  1. Criação de um projeto sobre Educação Emocional que vise o desenvolvimento das capacidades dos jovens.
  2. Fomentar protocolos entre a Escola e o Centro de Saúde, de modo a agilizar as respostas dadas, estabelecendo projetos e atividades para implementação futura na comunidade educativa.
  3. Formação de carácter obrigatório para professores e não docentes e alunos representantes de turma, sobre como lidar com situações de stress, ansiedade entre outros.