PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Bragança


Exposição de motivos
O debate sobre a saúde mental, enquanto dimensão da saúde pública tem vindo a ganhar, cada vez mais, uma maior visibilidade. A sociedade reconhece, hoje, a importância do investimento numa cultura de promoção e prevenção que assente no aumento da literacia, no combate ao estigma e na consolidação de boas práticas. Sendo os jovens cidadãos de pleno direito e agentes ativos de mudança, cabe-lhes um papel essencial, contribuindo para a definição de políticas para a juventude. Neste sentido, os deputados do Agrupamento de Escolas Miguel Torga vêm propor, para debate as seguintes medidas:


Medidas Propostas
  1. Desenvolver estratégias de organização escolar e de articulação comunitária, através da criação de associações e/ou grupos de apoio para amigos, familiares e pessoas que necessitem, em suporte físico e digital, em parceria com as escolas, centro de saúde, grupos desportivos, bem como o serviço de psicologia.
  2. Criar ambientes seguros com o objetivo de preservar a saúde mental e promover o bem-estar, dinamizando ações de sensibilização, através da realização de palestras, atividades culturais que estimulem os jovens à interação social e redução de ansiedade, diálogo com pessoas que tenham passado pela mesma situação.
  3. Promover e manter hábitos sociais e emocionais que contribuam para uma boa saúde mental, por exemplo: incentivo à prática regular de exercício físico, adotar medidas de higiene do sono, aulas em contexto diferenciado da sala de aula (em contacto com a natureza, museus, jardins).