PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Vila Flor


Exposição de motivos
É necessário reforçar o papel do(a) psicólogo(a) do Serviço de Psicologia e Orientação das Escolas, através da contratação de mais profissionais nesta área, para que possam fazer um acompanhamento mais próximo e personalizado do elevado número de alunos dos Agrupamentos de Escolas. Transversalmente, devem ser incluídos no Planos anuais de atividades das Escolas mais momentos de interação entre alunos e psicólogos, de modo que seja possível desenvolver uma relação de empatia entre ambos, geradora da confiança necessária aos alunos para recorrer ao apoio destes profissionais. Estes momentos de interação podem incluir apoio psicoterapêutico personalizado ou em grupos de pares, sessões de esclarecimento, palestras, debates, caminhadas, entre outros.
Nos planos curriculares das licenciaturas/cursos de educação, deve ser incluída formação na área da Psicologia que possa dotar os futuros profissionais de capacidades que lhes permitam detetar nos seus alunos problemas de comportamento, problemas emocionais, problemas de interação social, dificuldades de relação, ou outros, de modo que fiquem com algumas competências para abordar estes problemas quer com os alunos quer com os respetivos encarregados de educação. Para os professores que já se encontram a lecionar, os Centros de formação de professores devem incluir nos seus planos de formação ações de formação nestes domínios.
Nas escolas devem ser criados fóruns de discussão onde os alunos possam participar e dizer livremente o que pensam sobre temas/problemas apresentados pelos próprios. Neste fórum não poderia haver temas/problemas tabu, os mesmos seriam apresentados ao fórum de forma anónima e poderiam ser moderados por um professor/psicólogo, mas apenas os alunos poderiam participar na discussão. Quando fosse possível, a Escola deveria convidar um especialista no assunto a ser abordado, para melhor esclarecimento dos alunos.


Medidas Propostas
  1. Reforçar o papel do(a) psicólogo(a) do Serviço de Psicologia e Orientação das Escolas, através da contratação de mais profissionais nesta área e incluir nos Planos anuais de atividades das Escolas mais momentos de interação entre alunos e psicólogos.
  2. Incluir nos planos curriculares das licenciaturas/cursos de educação, formação na área da Psicologia, e disponibilizar ações de formação neste domínio aos professores que já se encontram a lecionar.
  3. Criar fóruns de discussão nas Escolas onde os alunos possam participar e dizer o que pensam sobre temas/problemas apresentados pelos próprios.