PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Barcelos


Exposição de motivos
No sentido de dar resposta aos desafios que a saúde mental dos jovens coloca, adotamos um conjunto de medidas que, na nossa perspetiva, melhor respondem ao problema.
Assim, adotamos como primeira medida a criação de um centro de apoio municipal gratuito, em cada município do país, que forneça serviços de apoio mental aos jovens com idade igual ou inferior a 18 anos. Este centro deverá ter uma equipa capaz de ajudar os jovens desta faixa etária a lidar com os problemas associados à adolescência. Achamos que esta é uma ótima medida, dado que, por ser gratuita, é acessível a todos os jovens e, estando presente em todos os municípios, é capaz de não só ajudar todos os jovens do país, como combater o desemprego na área da psicologia.
A segunda medida propõe a formação dos professores e funcionários na área da saúde mental, visando prepará-los para lidar com impasses que possam surgir nesse âmbito. Na nossa perspetiva, esta medida é fulcral para que os adolescentes sintam que os professores e funcionários, que passam uma boa parte do dia com eles, os apoiam e percebem os seus problemas.
A terceira medida preconiza a adaptação do ensino aos alunos que sejam diagnosticados com problemas de saúde mental, fornecendo um acompanhamento especial aos mesmos e a adaptação da carga horária, se necessário. Esta medida representa, para nós, uma ajuda que seria crucial na relativização dos problemas sentidos pelos alunos e, para além disso, uma forma de os ajudar no seu desempenho.


Medidas Propostas
  1. Criação de um centro de apoio municipal gratuito que forneça serviços de apoio mental a todos os munícipes com uma idade máxima de 18 anos. Este serviço dever-se-á adaptar às necessidades desta faixa etária, recorrendo a profissionais capazes de perceber e ajudar os jovens nas dificuldades associadas à adolescência.
  2. No sentido de ajudar os jovens a lidar com os seus problemas ao nível da saúde mental, propomos a formação dos professores e funcionários nesta área, visando prepará-los para lidar com impasses, por exemplo, crises de ansiedade e outros.
  3. Propomos a adaptação do ensino aos alunos que sejam diagnosticados com problemas de saúde mental, isto é, dar um acompanhamento especial aos alunos durante as aulas e, dependendo da condição do aluno, adaptar a carga horária do mesmo.