PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária Henrique Medina, Esposende
Exposição de motivos
Argumentos de Defesa das Medidas Propostas:Medida 1. A Medida será exequível através de anúncios como o da Vodafone, ou dos vídeos da DGES, ao longo do período pandémico, ou ainda outros com relatos de celebridades acerca de perturbações psíquicas ou psicológicas. Essa seria uma forma plausível de fazer o cidadão consciente refletir sobre um assunto relevante, auxiliando a desconstruir certas ideias preconcebidas nocivas à Saúde Mental.
Medida 2. A evidência científica atual demonstra que a forma eficaz de promover a saúde é através de programas de promoção de saúde, com caráter interventivo. De facto, ninguém é feliz num e espaço que não se gosta, que não é agradável. Assim, é necessário modificar o ambiente escolar. As atividades interessantes, nos intervalos, intersetam-se com rotinas cíclicas evidenciando esses momentos entre aulas como espaços lúdicos e não ‘de espera’.
Medida 3. A perda de produtividade, as ausências certificadas com incapacidades temporárias traduzem-se em baixas de 3% a 4% do P.I.B. (dados antes da pandemia Covid-19). É pois premente investir na Saúde Mental, sabendo a priori que trará um retorno positivo, a longo prazo, para o indivíduo e para a sociedade. Todas as terapias que tornem o cidadão saudável física e psicologicamente são adequadas e envolvem a fiabilidade das medidas que objetivarão uma sociedade profícua.
Medidas Propostas
- Combate aos estigmas inerentes à Saúde Mental, através de anúncios nos meios de comunicação social, em campanhas e em projetos escolares e peri-escolares de sensibilização e de promoção da saúde mental.
- Criação de equipas multidisciplinares de Saúde Mental, sediadas na Escolas, responsáveis por um Programa de Promoção de Saúde Mental, um grupo de correspondência anónima, com o intuito de transformar o ambiente escolar num espaço promotor de qualidade emocional, nomeadamente, através da organização de atividades pertinentes nos intervalos.
- Sensibilização, nos meios de comunicação social, em cartazes (ou outros adequados), sobre diferentes tipos de terapias alternativa à medicação (auriculoterapia, ‘mindfulness’, Yoga, Meditação, Pilates e outras terapias pertinentes) e de atividades desportivas, ao longo de um mês dedicado à Saúde Mental dos Jovens, promovendo o bem-estar físico e mental, em ambiente escolar.