PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão


Exposição de motivos
O direito à saúde e, em especial, o direito à saúde mental e ao bem-estar em geral, é um direito central no desenvolvimento das crianças e jovens. Identificar sinais e sintomas de problemas de saúde mental, bem como referências aos sentimentos e emoções, aos comportamentos aditivos e a algumas perturbações emocionais.
Os problemas de saúde mental desenvolvem-se frequentemente na adolescência. Cerca de um em cada cinco adolescentes têm estes problemas. É importante reconhecer os problemas de saúde mental comuns, saber como eles surgem, o que podes fazer para os prevenir e o que fazer perante essa situação.


Medidas Propostas
  1. Dia internacional da saúde mental com o apoio dos psicólogos escolares. Explicação: Realização de atividades com toda a comunidade escolar (com exposições, palestras, jogos…) de modo a sensibilizar, informar, preservar e apoiar o bem-estar psicológico dos alunos.
  2. Colaboração entre nutricionistas e psicólogos no espaço escolar. Explicação: Estabelecer uma relação de colaboração entre psicólogos e nutricionistas de modo a trabalharem de perto com os alunos, e complementarem com um planeamento mais personalizado a quem precisa.
  3. Criação do PNSM (Plano Nacional sobre a Saúde Mental). Explicação: Em semelhança ao PRESSE, o PNSM (Plano Nacional sobre a Saúde Mental) será um programa singular inserido da mesma forma que o PRESSE mas com apenas um assunto geral a ser abordado, a saúde mental. Neste âmbito, seria então definido um número de sessões a ser dadas divididas pelas disciplinas totais durante todo o ano letivo de cada ano de escolaridade.