PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio do Ave


Exposição de motivos
Atualmente, grande parte dos problemas de saúde mental nos jovens resultam de frustrações e dificuldades na sua vida pessoal e escolar.
A saúde mental é um tema imprescindível na sociedade moderna, com especial ênfase nos jovens. Contudo, por vezes, não lhe damos a devida importância.
Atualmente, os jovens não se encontram num lugar favorável para expressar os seus sentimentos, ou os problemas que os afetam no dia a dia.


Medidas Propostas
  1. Atualmente, grande parte dos problemas de saúde mental nos jovens resultam de frustrações e dificuldades na sua vida pessoal e escolar. Propomos reformular o plano curricular desde tenra idade, de modo que as competências cognitivas e emocionais/sociais andem lado a lado, adquirindo o mesmo nível de relevância no ambiente escolar. Os alunos mais velhos, teriam tertúlias, orientadas por um psicólogo, onde poderiam abordar diversos temas, ou tabus sociais, que sejam impactantes na sua vida.
  2. Propomos dinamizar um plano escolar que integre os alunos desde a primária até ao secundário, através da realização de uma aula semanal com o departamento de psicologia da escola, que visa fazer “exercícios” de relaxamento e mindfulness que capacitem os alunos a lidar com as incertezas e azáfamas diárias. Pensamos que esta medida terá um grande impacto no desenvolvimento das competências de compreensão e controlo das emoções por parte dos jovens.
  3. Implementação de um questionário na aplicação da SNS 24, que analise o estado psicológico dos seus utilizadores, e permita a priorização em função da gravidade de cada caso. No momento em que a aplicação localize um caso mais grave, irá agendar uma consulta com um psicólogo no centro de saúde mais próximo do utente. Durante a avaliação que o médico/psicólogo irá realizar, se este localizar um caso mais grave que necessite de uma intervenção mais profunda, iniciará um apoio continuado.