PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Fafe


Exposição de motivos
Acesso a meios físicos, virtuais e humanos de prevenção, diagnóstico, apoio e acompanhamento dos jovens, para melhoria da qualidade de vida em espaço escolar, com o objetivo final da melhor qualidade da sua saúde mental.
Por exemplo, ao nível físico, existência de uma SALA SNOEZELEN (sala com equipamento multissensorial que transmite um sentimento agradável, permitindo processos de autorregulação. Possibilita a estimulação de intervenções terapêuticas e pedagógicas, induzindo bem-estar. Proporciona experiências multissensoriais, de acordo com as necessidades da pessoa, partindo das suas capacidades e respeitando o seu tempo/ritmo.), como um recurso disponível para ser frequentado pelos jovens quando sentirem necessidade, sempre com a presença de um técnico especializado, por exemplo um psicólogo. Inicialmente, e por ser um espaço diferente e muito atrativo, será um espaço visitado, nem que seja por curiosidade, por muitos alunos. Pela experiência vivida, pelas sensações, pelo bem-estar proporcionado, passará a ser frequentado e procurado por aqueles que realmente sentirem maior necessidade.
Vivendo num tempo em que as tecnologias estão enraizadas, o recurso a uma aplicação/teste no telemóvel que permita avaliar o estado da saúde mental do utilizador, com opção de envio de e-mail para o Psicólogo da Escola, será com toda a certeza um recurso útil para muitos jovens que possam estar “menos bem”, e que sendo, mais inibidos, ou por recato não se querem expor. Desta forma, eles próprios lançam o pedido de ajuda e de forma discreta serão contactados e encaminhados para os SPO da escola.
Uma outra medida que nos parece muito útil é a disponibilização em horário, de uma disciplina prática de frequência facultativa, que possibilite a prática de atividades “fora da caixa”. Ou seja, atividades variadas, como artes, música, dança, desporto, técnicas de relaxamento, entre outras, que permitam uma “mente sã em corpo são”.
A conjugação e a disponibilização destas três propostas, responderão certamente, aos anseios de muitos jovens e constituirão recursos variados, permitindo a cada jovem a procura daquela com que mais se identifica, para se manter mentalmente saudável e poder encontrar ajuda, acompanhamento e ferramentas para a resolução de problemas que possa estar a enfrentar.


Medidas Propostas
  1. Existência nas escolas de uma Sala SNOEZELEN com um técnico especializado presente e disponível para acompanhamento dos alunos/visitantes.
  2. Disponibilização e utilização periódica de uma aplicação no telemóvel, que permita a avaliação da saúde mental, para posterior acompanhamento por serviços especializados da escola, com opção de envio de resultados para e-mail do técnico especializado (Psicólogo da Escola).
  3. Disciplina prática, opcional, semanal, com atividades/práticas/técnicas para fuga ao stress (artes, música, dança, desporto, técnicas de relaxamento).