PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Henrique Medina, Esposende


Exposição de motivos
Argumentos de Defesa das Medidas Propostas:
Medida 1. A Medida será exequível através de anúncios como o da Vodafone, ou dos vídeos da DGES, ao longo do período pandémico, ou ainda outros com relatos de celebridades acerca de perturbações psíquicas ou psicológicas. Essa seria uma forma plausível de fazer o cidadão consciente refletir sobre um assunto relevante, auxiliando a desconstruir certas ideias preconcebidas nocivas à Saúde Mental.
Medida 2. A evidência científica atual demonstra que a forma eficaz de promover a saúde é através de programas de promoção de saúde, com caráter interventivo. De facto, ninguém é feliz num e espaço que não se gosta, que não é agradável. Assim, é necessário modificar o ambiente escolar. As atividades interessantes, nos intervalos, intersetam-se com rotinas cíclicas evidenciando esses momentos entre aulas como espaços lúdicos e não ‘de espera’.
Medida 3. A perda de produtividade, as ausências certificadas com incapacidades temporárias traduzem-se em baixas de 3% a 4% do P.I.B. (dados antes da pandemia Covid-19). É pois premente investir na Saúde Mental, sabendo a priori que trará um retorno positivo, a longo prazo, para o indivíduo e para a sociedade. Todas as terapias que tornem o cidadão saudável física e psicologicamente são adequadas e envolvem a fiabilidade das medidas que objetivarão uma sociedade profícua.


Medidas Propostas
  1. Combate aos estigmas inerentes à Saúde Mental, através de anúncios nos meios de comunicação social, em campanhas e em projetos escolares e peri-escolares de sensibilização e de promoção da saúde mental.
  2. Criação de equipas multidisciplinares de Saúde Mental, sediadas na Escolas, responsáveis por um Programa de Promoção de Saúde Mental, um grupo de correspondência anónima, com o intuito de transformar o ambiente escolar num espaço promotor de qualidade emocional, nomeadamente, através da organização de atividades pertinentes nos intervalos.
  3. Sensibilização, nos meios de comunicação social, em cartazes (ou outros adequados), sobre diferentes tipos de terapias alternativa à medicação (auriculoterapia, ‘mindfulness’, Yoga, Meditação, Pilates e outras terapias pertinentes) e de atividades desportivas, ao longo de um mês dedicado à Saúde Mental dos Jovens, promovendo o bem-estar físico e mental, em ambiente escolar.