PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Esposende


Exposição de motivos
A saúde mental é um tema que cada vez tem mais importância, apesar de ainda ser bastante descredibilizada. Vivemos numa sociedade em que cada vez mais a saúde mental é afetada, essencialmente pelo ritmo de vida alucinante, pela perda de valores fundamentais como a solidariedade e a ajuda. Devemos viver sabendo que o nosso bem-estar também depende do bem-estar do outro. Cada vez faz mais sentido pensar que a nossa maneira de estar na vida é fundamental para descobrir a verdadeira essência do ser humano. É essencial que a nossa saúde mental não seja afetada de forma negativa, pois as consequências podem ser graves ou até irreversíveis tais como Suicídio, automutilação, depressão, vontade não fazer nada, isolar-se, insónias, ter menos vontade de socializar, não querer sair de casa e diminuição do desempenho na escola/trabalho.
O apoio psicológico teria como objetivo a promoção do bem-estar e da saúde mental dos colaboradores. Poderia ser implementado através de um seguro de saúde que englobasse os familiares dos trabalhadores, permitindo o acesso a acompanhamento psicológico quando necessário. Este investimento seria positivo para ambas as partes, uma vez que um trabalhador feliz é um trabalhador mais rentável.
Em ambiente escolar a promoção de atividades que foquem este tema , poderão atuar numa ótica de prevenção da saúde psicológica da comunidade escolar.


Medidas Propostas
  1. Ter um serviço de apoio psicológico em todas as estruturas empresariais que permita a todos os colaboradores melhorar a sua saúde mental e prevenir alguns problemas associados à mesma.
  2. Promover no ambiente escolar práticas de aprendizagem que promovam competências socioemocionais, bem como a implementação de atividades que promovam o bem estar físico e mental (Workshops, Meditação, Partilha de testemunhos, terapia de grupo).
  3. Repensar a carga horária dos cursos e a sua redistribuição.