PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto


Exposição de motivos
As questões relacionadas com a saúde mental dos jovens são cada vez mais preocupantes e cada vez mais centrais na prevenção de comportamentos de risco e comportamentos perigosos para os próprios jovens, dos jovens em relação a outros jovens e das suas relações em sociedade. A escola é um exemplo de como comportamentos desajustados dos jovens como resposta a situações de stress com as quais não conseguem lidar, porque não possuem as ferramenta adequadas ou até por estarem sujeitos a problemas do foro da saúde mental que não foram convenientemente diagnosticados, podem ser geradoras de conflito ou até de violência extrema. Os relatos de atos de violência na escola são em número crescente, quer entre alunos, quer tendo como alvos outros elementos da comunidade escolar, e revestem-se de contornos cada vez mais perigosos. A violência pode começar por se expressar em abordagens nas redes sociais, já de si extremamente perigosas, mas muitas vezes extravasam para atos de violência e confronto físico com danos físicos e psicológicos muito graves para vitimas mas também para os agressores. As nossas propostas vão assim no sentido de criar mecanismos que permitam o funcionamento de um espaço de relaxamento no dia dos jovens, evitando que estes comecem o dia com uma energia negativa que só se irá acentuar ao longo do dia. também será importante a criação de canais de comunicação, que garantindo o anonimato permitam aso jovens expressar-se sem constrangimentos e desta forma garantindo um apoio sem condições. Como é evidente consideramos que existem situações que requerem uma ajuda profissional, que surge ao nível da nossa terceira medida, mas que, para funcionar de forma adequada e chegar a quem necessita de apoio tem que ser divulgada de forma eficaz. As propostas apresentadas procuram contemplara um acompanhamento desde as situações mais simples de stress, até às situações mais complicadas a requerer a ação de profissionais.


Medidas Propostas
  1. Criar um espaço de dez minutos na primeira aula do dia que seria dedicado a realizar exercícios de respiração e à meditação, de forma a que o início do dia fosse relaxado e potenciador da criação de um clima harmonioso.
  2. Criação de um site a ser divulgado na escola que funcionaria como uma caixa de desabafo na qual os alunos poderiam colocar questões que os preocupam e que podem ser gatilhos de comportamentos menos assertivos e demonstrativos de que a saúde mental do jovem está a atravessar um período de dificuldades. Essas mensagens seriam depois tratadas de forma anónima com a possibilidade de resposta recorrendo ao site, com acompanhamento personalizado, só com o consentimento do jovem em quebrar o anonimato.
  3. Promover a realização de palestras com assistentes sociais, psicólogos e outros convidados com o objetivo de reforçar a capacidade de intervenção dos Gabinetes de Apoio à família, nas escolas onde estes existem e nas restantes criar estes gabinetes que podem potenciar um primeiro centro de apoio na resolução das dificuldades dos alunos.