PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto


Exposição de motivos
Os jovens estão preocupados com as estatísticas relacionados com a problemática da Saúde Mental e defendem um investimento e incentivos que passam pelos apoios nas áreas da Pedopsiquiatria e Psicologia, através do reforço do número de especialistas para um melhor acompanhamento dos alunos, desde o início do segundo ciclo, quer na escola, quer nos centros de saúde. Para sensibilizar a população e desmistificar o preconceito sobre a temática é necessário um investimento em campanhas publicitárias.


Medidas Propostas
  1. • Maior investimento e incentivos para a Saúde Mental dos Jovens (área da Pedopsiquiatria) no Serviço Nacional de Saúde através do reforço do número de especialistas (contratando mais psicólogos) para um melhor acompanhamento dos alunos desde o segundo ciclo e alargamento destas consultas com psicólogos ou pedopsiquiatras em centros de saúde para todos os jovens entre os 14 e 19 anos.
  2. • Investimento em campanhas publicitárias que irão promover através das redes sociais e outros meios de comunicação técnicos de relaxamento nervoso, frases de incentivo e apoio aos jovens com estas patologias e o contacto de apoio para onde os jovens possam ligar em caso de desespero.
  3. • Promoção ao nível escolar através dos SPO, de apoios e consultas com os psicólogos escolares de forma e ajudar de forma mais regular e presente os jovens em desespero, contratando mais psicólogos e outros técnicos.