PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Externato "Infante D. Henrique"


Exposição de motivos
Uma boa saúde mental é caracterizada pela capacidade de cada pessoa para executar um determinado número de funções e atividades, tais como a de aprender, de sentir, expressar e gerir um vasto número de emoções, positivas e negativas; a capacidade de criar e manter boas relações com os outros e ser capaz de lidar com a mudança e a incerteza. Uma boa saúde mental não é simplesmente a ausência de um problema mental diagnosticável, assim como uma boa saúde física não se resume apenas a uma ausência de sintomas físicos. Uma boa saúde mental, é uma ferramenta de prevenção contra problemas e adversidades futuras.

Os anos da adolescência são um período particularmente sensível. Este é o momento em que a maioria das desordens psicológicas começam a emergir, ou já emergiram. O bem-estar e as experiências vivenciadas nesse período são decisivos para determinar o estado da nossa saúde mental enquanto adultos, aí reside a importância da prevenção e da implementação de medidas proativas que incidam na melhoria do bem-estar psicológico dos jovens. Não queremos um futuro de adultos ansiosos, depressivos, stressados e incapazes de gerir as suas próprias emoções.

Contudo, de acordo com a “United States Library of Medicine”, há 50 anos, a depressão era vista como uma condição rara. Hoje, sete em cada dez alunos do secundário sofrem de depressão ou ansiedade. Complementando a descoberta, um estudo liderado pela “American Psychological Association”, em 2009, revela serem 45% dos alunos a relacionarem o seu stress com a pressão escolar.

Os obstáculos de um jovem do século vinte e um são inigualáveis a quaisquer outros obstáculos de um jovem do século vinte, por exemplo. Habitamos numa aldeia global, onde tudo é facilmente substituível, ou por uma máquina, ou por outro alguém que simplesmente “seja melhor”.

Os adolescentes de hoje são as mesmas crianças que há uns anos aprendiam a crescer em conjunto umas com as outras, mas que, no entanto, são agora obrigadas a competir umas com as outras, com resultados decisivos para a sua vida. Além disso, o conhecimento que obtemos sobre o estado do mundo tem um grande impacto na visão que construímos para o futuro e, consequentemente, na nossa saúde mental. De facto, a educação e principalmente a internet não nos deixam indiferentes aos problemas que, enquanto seres humanos, enfrentamos nos dias de hoje, o que, por um lado, nos pouparia a sanidade. Por último, um dos restantes inúmeros desafios é a falta de sono. Normalmente, esta não é imediatamente associada à saúde mental, porém é urgente que sejam mais vezes associadas uma à outra. Existe um padrão observável entre os jovens na maneira como a maioria se demonstra inábil para gerir o seu tempo, levando à procrastinação, que origina, na maior parte dos casos, mais stress e dificuldade em estabelecer rotinas propícias a que sejam dormidas as recomendadas oito a dez horas de sono.


Medidas Propostas
  1. Implementação e disponibilização de consultas on-line pelas escolas.
  2. Implementar projetos de sensibilização e educação para a saúde nas escolas, Inclusão do tema da saúde mental na disciplina de cidadania.
  3. Disponibilização de programas de formação e palestras pela escola para sensibilização dos pais / educadores para o tema.