PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Maximinos, Braga


Exposição de motivos
"Um país saudável e justo”, é isto que propomos nesta edição do Parlamento de Jovens. Tencionamos dinamizar e apresentar algo que realmente faça a diferença na nossa Escola e na vida de cada um de nós. É por isso que não propomos mais dias comemorativos ou palestras, pois já constatámos que estas estratégias não funcionam. Acreditamos que só com um conjunto de propostas eficientes, que envolva a sociedade e o Estado se conseguirá resolver este problema dramático da saúde mental. Após uma reflexão aprofundada e discussão sobre o problema, a nossa equipa chegou a três propostas que consideramos poderem ser uma solução. Assim, a primeira que propomos é a retoma das PPP’s, para melhorar a qualidade no SNS, reduzir a despesa pública na saúde, criando assim verbas para as próximas propostas; a segunda, o Cheque “Bem-Estar Para Todos”, quando o SNS não consegue responder ao número elevado de solicitações, no âmbito da saúde mental, os jovens cujo rendimento do agregado familiar, seja inferior a 2500€, devem ser encaminhados, para serviços clínicos privados; a nossa terceira sugestão, designamos de “Escola Auxilia +”, que consiste na contratação de mais psicólogos para as Escolas, para poderem ouvir, diagnosticar e encaminhar os alunos para pedopsiquiatria/psiquiatria, onde podem utilizar o cheque da nossa proposta 2.
Consideramos que as nossas propostas, contemplam a igualdade, a sustentabilidade, o planeamento e a inclusão. O país e acima de tudo nós, os jovens, precisamos destas medidas “para ontem”."


Medidas Propostas
  1. Retomar as parcerias público privadas, que se mostraram benéficas para os contribuintes. Com o fim das parcerias público-privadas, vários serviços hospitalares ficaram condicionados, como é o caso do Hospital de Braga. Muitos jovens ficaram sem um acompanhamento médico, tão necessário para o seu bem-estar físico e emocional. Com as PPP’s, todos sairiam a ganhar, o Estado gastava menos, as famílias gastavam menos e os jovens tinham o acompanhamento mais rápido e de qualidade.
  2. “Bem-Estar Para Todos”, cheque para psicólogo/psiquiatra em hospitais privados. Propomos que os jovens tenham acesso ao serviço de psicologia/psiquiatria. Um Estado competente e democrático deve garantir que todos possam tratar da sua Saúde Mental. O cheque será atribuído ao utente, caso não tenha acompanhamento no SNS e o rendimento do agregado familiar, ser inferior a 2500€. Os Hospitais privados não devem cobrar, valores superiores ao Estado, mas cumprir com o que está tabelado.
  3. “Escola Auxilia+” A medida visa a contratação de mais psicólogos para as Escolas, para desenvolver projetos e programas para ajudar os alunos. Os psicólogos além de ouvir o aluno, aconselha-os em todas as situações, da vida escolar e/ou pessoal e direciona- os para psiquiatras ou psicólogos especializados, de acordo com o diagnóstico efetuado. Poderá ser atribuído ao aluno, com necessidades económicas, o cheque “Bem-Estar Para Todos”, evitando assim, meses de espera.