PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Barcelinhos, Barcelos


Exposição de motivos
Argumentos de defesa da primeira medida:é um facto que os jovens sofrem, muitas vezes, com a pressão que o desempenho escolar exige sobre os mesmos, por isso, considerámos essencial fornecer espaços de lazer (verdes) aos jovens onde estes possam abstrair-se da vida académica e focarem-se também em melhorar certos aspetos das suas vidas pessoais. A criação de espaços como este iria ter benefícios como, evitar a solidão e o isolamento e evitar que os jovens passem os seus tempos livres no telemóvel, melhorando, assim, as suas competências sociais.
Argumentos de defesa da segunda medida: Os grupos de apoio seriam utilizados pelos alunos que já não necessitam de um apoio tão regular e específico. O psicólogo que deu esse apoio, encaminharia o aluno (a) para esse grupo, sempre com a supervisão do especialista, onde estes partilhariam as suas experiências e métodos sendo possível, também, que este seja feito presencialmente ou de uma forma mais anónima, online.
Argumento de defesa da terceira medida: A triagem da linha SNS24 demora muito para ser atendida. Torna-se, por isso, necessário reforçar o número de enfermeiros que a realizam para que, em caso de urgência de saúde mental, os doentes sejam atendidos em tempo útil.


Medidas Propostas
  1. Criação de espaços verdes e de lazer, nas escolas, de forma a promover uma vida longe das redes sociais.
  2. Formação de grupos de autoajuda entre jovens com a supervisão de um profissional de saúde mental.
  3. Reforço do número de enfermeiros para fazer triagem das situações de saúde mental na linha de saúde SNS24.