PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Tecnologia e Gestão de Barcelos


Exposição de motivos
1. Segunda a Organização Mundial de Saúde (OMS), os principais problemas de saúde mental começam por volta dos 14 anos. A depressão é uma das principais causas de incapacidade dos adolescentes e o suicídio é a terceira principal causa de morte dos jovens. Daí, a promoção mental e a prevenção de transtornos são fundamentais para ajudar os adolescentes a crescer.
2. A prática desportiva ajuda a diminuir os níveis de stress, de ansiedade e a combater algumas doenças mentais como a depressão. Além disso, fazer desporto, também, estimula a aprendizagem e o desenvolvimento de capacidades mentais, diz a OMS. Por outro lado, praticar desportos em equipa ou fazer atividades físicas com amigos pode ser um estímulo positivo para o bem-estar, por trabalhar o nível de pertença social e o convívio.
3. Promover intervenções de multi-níveis para prevenir o abuso de álcool e de substâncias ilícitas. Além do suicídio, a overdose e a cirrose são também causas de morte hoje em dia. Os jovens que consomem drogas podem acabar numa overdose e os que consomem álcool em excesso podem acabar por ter uma cirrose.


Medidas Propostas
  1. Promover o bem-estar dos jovens nas Escolas através de mudanças organizacionais, criando: um ambiente psicológico seguro e positivo; um ensino sobre a saúde mental e habilidades para a vida;um treinamento de pessoal para a deteção e manejo básico do risco de suicídio; e programas escolares de prevenção para adolescentes vulneráveis e condições de saúde mental.
  2. Promover a prática de desporto nas escolas.
  3. Promover programas para prevenir a violência sexual nos adolescentes e a educação sexual integral para ajudar a prevenir comportamentos sexuais de risco.