PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Santos Simões, Guimarães


Exposição de motivos
A prevalência dos problemas de saúde mental entre crianças e adolescentes tem aumentado nos últimos anos, sobretudo após a pandemia do SARS COV-2, sendo que uma em cada cinco crianças apresenta evidências de problemas de saúde psicológica.
Para além de uma prevalência elevada, as perturbações mentais na infância e adolescência apresentam ainda níveis elevados de persistência e constituem um dos principais preditores dos problemas de saúde mental na idade adulta, podendo ter efeitos prejudiciais no desenvolvimento social, intelectual e emocional das crianças e jovens e, consequentemente no seu futuro. Incluindo o seu potencial impacto no desempenho escolar.
Deste modo, propomos três medidas para prevenir e conter problemas de saúde mental nos nossos jovens.


Medidas Propostas
  1. Cheque para consultas de psicologia (adaptação do cheque-dentista, mas no ramo da psicologia) e juntamente a isso, a criação de um plano de acompanhamento com consultas acessíveis nas diferentes faixas etárias da vida [primeira infância; segunda infância; pré adolescência; adolescência; jovem adulto; pré sénior (menopausa/andropausa); sénior)).
  2. Criação de uma adenda no código penal, de modo a tornar público um crime de ofensa contra a saúde mental individual/coletiva.
  3. Carrinhas de mobilização com profissionais voluntários para sensibilização e consultas acessíveis para pessoas mais desfavorecidas.