PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Vale D´Este, Barcelos


Exposição de motivos
Perante a evidência de vários distúrbios ao nível sociológico e psicológico agravados por diferentes crises (económica, pandémica e agora uma guerra na Europa), constata se um aumento significativo de distúrbios mais ou menos graves ao nível psicológico e social entre os jovens.
É assim que, neste contexto, surge este projeto de recomendação que, esperamos, seja a solução se não para o término de tão grave questão social, pelo menos que se constitua como um forte contributo para a sua diminuição…
Desta forma, apresentamos três medidas que, para além de constituírem uma tentativa de findar o problema através de ações concretas, visam, também, a sensibilização das camadas mais jovens da sociedade, pois acreditamos que o projeto “Parlamento Dos Jovens” possa ser uma solução para o início de uma política de saúde mais ativa e prolifera.


Medidas Propostas
  1. . Aumento de contratações de profissionais de saúde mental para centros de saúde e para as escolas, de modo a possibilitar e incrementar um maior apoio quer através de apoio em grupo ou individual que poderia ser estimulado, por exemplo, através de um “Cheque psicólogo” no modelo do já existente “cheque dentista”.
  2. Inclusão no programa PRESSE de itens e atividades de desmistificação e incentivo à promoção da saúde mental.
  3. Alterar o modelo de ingresso para o ensino superior uma vez que se constata uma cada vez maior ansiedade e/ou outros sintomas mais graves em consequência da “pressão psicológica” provocada pela necessidade de obtenção das classificações necessárias para esse mesmo ingresso.