PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Vila Nova de Famalicão


Exposição de motivos
A saúde mental é um estado de bem-estar onde o indivíduo é capaz de apreciar a vida e contribuir para o meio em que vive, em simultâneo, gerindo as suas próprias emoções. Portanto, começamos por caracterizar que ter uma boa saúde mental é deveras importante, que presentemente após o confinamento e os problemas sociais provocados pela crise, tem vindo a agravar-se e a flagelar os mais novos. É na Escola que passamos a maior parte do tempo, onde sentimos e/ou exteriorizamos o que nos vai na alma. Depois de termos conversado com a comunidade escolar e de termos realizado inquéritos, auscultado os nossos pares, apresentamos as propostas que se seguem.


Medidas Propostas
  1. Formação de caractér obrigatório, para professores e auxiliares de educação, de modo a saberem como agir caso ocorra alguma situação relativa à saúde mental dos alunos.
  2. Criação de um site para que os alunos possam interagir, aberta e anonimamente, com psicólogos especializados sobre a sua saúde mental.
  3. Aumento do número de psicólogos junto dos jovens, nomeadamente nos cuidados de saúde primários ( SNS), Escolas e no Ensino superior.