PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Vila Nova de Famalicão


Exposição de motivos
1ª medida ― Muitas vezes, os adolescentes, submetidos à pressão da vida escolar, desenvolvem sentimentos que lhes parecem estranhos, que desconhecem, mas que podem estar associados a problemas psicológicos. Este tema não tem sido tratado com profundidade na área de Cidadania e Desenvolvimento, nomeadamente no Ensino Secundário, portanto, deve ser repensada a sua abordagem nas aulas.
2ª medida ― Sabemos que já existem psicólogos na maior parte das escolas, mas estes são em número bastante reduzido, não conseguindo acompanhar devidamente a maioria dos alunos. Assim sendo, achamos necessário um maior investimento a este nível. A equipa que propomos deveria ser constituída por psicólogos, psiquiatras, professores e outros profissionais que pudessem ser pertinentes. Uma das suas atribuições seria promover sessões de sensibilização para toda a comunidade educativa, no sentido de a consciencializar para os impactos que a saúde mental tem no bem-estar geral dos jovens.
3ª medida ― Da mesma forma que é, para nós, necessário ir ao médico com alguma regularidade, é também necessário ir ao "médico da mente". Daí a importância de apoios financeiros (como um cheque atribuído a cada aluno), como forma de incentivar e normalizar a ida ao psicólogo.


Medidas Propostas
  1. Abordar nas aulas o tema da saúde mental, os problemas a ela associados e os seus efeitos.
  2. Criar/melhorar as equipas de psicologia nas escolas, de modo a que promovam sessões abertas à comunidade escolar, em que se aborde a saúde mental.
  3. Promover consultas de psicologia periódicas, através da atribuição de um apoio similar ao cheque-dentista.