PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Ínfias, Vízela


Exposição de motivos
Hodiernamente, face a uma pandemia, um clima de guerra e diversas outras razões, a humanidade encontra-se vulnerável ao stress. As dimensões do esgotamento emocional atingem idades variáveis, conclui-se por isso que há necessidade de intervenções de apoio, principalmente às crianças e jovens, direcionadas ao desenvolvimento de atividades e estratégias que previnam patologias psiquiátricas, pois vários estudos confirmam terem início antes dos 18 anos de idade. Propõe-se por isso a implantação de medidas básicas mas
eficazes e essenciais.
Primeiramente propõe-se a realização de atividades de prevenção que estimulem a autoperceção da saúde mental nas crianças e jovens em idade escolar, bem como atividades de mindfulness de forma trimestral distribuídas no horário escolar. Estas atividades seriam realizadas acompanhando as capacidades cognitivas e a maturidade dos nossos jovens, e o seu grau de complexidade devidamente adaptado às diferentes faixas etárias. Defendemos esta nossa medida porque acreditamos que a prevenção de situações de stress e burnout através da prática de exercícios que proporcionam um ambiente de liberdade, livre de julgamentos, é essencial.


Medidas Propostas
  1. Atividades de prevenção que estimulem a autoperceção da saúde mental nas crianças e jovens em idade escolar, bem como atividades de mindfulness de forma trimestral distribuídas no horário escolar.
  2. Inserir avaliações psicológicas nas consultas de rotina.
  3. Reforçar a literacia em saúde mental através da sua integração no currículo escolar de forma eficaz: um modelo de capacitação por horas distribuídas ao longo dos anos letivos com início no 7.º ano de escolaridade.