PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Complementar do Til - Apel


Exposição de motivos
A doença mental nas crianças e jovens, nos nossos dias, está muitas vezes associada a fatores psicossociais que levam a um sofrimento psicológico, a desvios no comportamento psicoafectivo, tais como abuso de substâncias, insucesso escolar, instabilidade no emprego ou défice no funcionamento social e familiar. Por estes motivos urge que hajam medidas para colmatar as falhas que existem tanto no nosso sistema de saúde como ao nível do poder legislativo.


Medidas Propostas
  1. Alterar a legislação sobre as drogas, ilegalizando as novas drogas sintéticas e agravando as medidas penais e de coação para crime de tráfico de drogas. Esta ilegalização seria “regressiva” criminalizando todas as substâncias com o efeito psicoativo, analgésico, etc. abrindo exceções àquelas que são usadas para fins médicos ou recreativos legalmente (como o álcool.
  2. Aumentar a literacia sobre a saúde mental, que poderia ser feita através de publicidade institucional nos media, nos centros de saúde, nos hospitais e nas escolas, por exemplo na disciplina de Cidadania. Nas escolas deveriam existir palestras feitas por técnicos de saúde mental de modo a informar e alertar os pais / encarregados de educação para esta temática.
  3. Existência de uma equipa multidisciplinar em cada centro de saúde composta por pedopsiquiatra / psiquiatra, psicólogo, nutricionista e técnico de desporto. Este último elemento serviria para consciencializar os jovens para a prática de uma atividade física seja ela indoor ou outdoor. ('Mens sana in corpore sano’). Esta equipa trabalharia tanto com os pais / encarregados de educação como com a escola.