PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Instituto para a Qualificação, IP-RAM - Centro de Formação Profissional da Madeira
Exposição de motivos
A saúde mental, afeta cerca de 10% da população na Madeira. São vários os factores que podem contribuir para isso: pandemia, guerra e a conjuntura económica. Atendendo a esses factos, as nossas medidas vão no sentido de minimizar/resolver essas questões, sabendo desde logo que é muito difícil nos ajustarmos ao que é imprevisível. Deverá certamente haver uma aposta numa maior literacia em saúde mental, onde exista muito mais informação e apostar fortemente na prevenção primária, onde se possa apostar em encontros sociais, no exercício físico, em psicoterapia estruturada e nos chamados "banhos" de floresta, passear pela natureza. Defendemos ainda, que os projetos na comunidade se encontram muito atrasados e que é urgente acelerar esse processo e apostar incisivamente em equipas de intervenção na comunidade, mais direcionadas para o social, psicossocial, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.
Medidas Propostas
- Criação de casas de acolhimento para jovens com problemas de saúde mental. com regimes livres de internamento, mas onde possam estar protegidos de ambientes negativos e possam realizar o seu tratamento de forma protegida e saudável, apostando no exercício físico, em encontros sociais, em passeios pela natureza, em psicoterapia estruturada e meditação.
- Implementação nas escolas de programas de Educação Emocional, de cariz obrigatório para todos os níveis de ensino. O aumento da literacia emocional e estratégias de gestão emocional de forma preventiva garante a diminuição das doenças mentais em fases futuras. Criação de programas de Educação positiva e consciente para permitir o acesso a ferramentas positivas de intervenção e potenciadoras de comportamentos saudáveis.
- Implementação da consulta do adolescente ou atendimento jovem, atualmente em vigor no Centro de Saúde do Bom Jesus, em todos os Centros de Saúde da ilha/país. Esta consulta especializada e direcionada para jovens dos 12 aos 21 anos, oferece um cuidado global com uma equipa multidisciplinar constituída por médicos, enfermeiros, psicólogos, psicopedagogos e assistente sociais nas mais variadas vertentes e necessidades apresentadas pelos jovens de toda a ilha.