PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Santa Cruz


Exposição de motivos
O impacto da pandemia ainda está a ser estudado, mas os especialistas apontam para um aumento da frequência e gravidade dos problemas do foro mental.
A fase de transição da infância para a vida adulta envolve uma série de mudanças físicas e psíquicas, que têm impacto não só nas relações sociais como também na perceção do jovem sobre si mesmo e o mundo. Por isso, falar sobre saúde mental na adolescência é de extrema importância, sobretudo na escola. O tema da saúde mental deve ser levado mais a sério, a questão da saúde mental dos jovens, tal como muitos dos seus comportamentos de risco têm de ser considerados como questões de saúde pública.
O serviço público de saúde mental tem de funcionar com o objetivo de resolver os problemas e não apenas de atenuar sintomas.


Medidas Propostas
  1. Capacitar professores, funcionários e alunos das escolas para identificarem potenciais quadros de perturbação mental.
  2. Maior investimento por parte do Estado na contratação em psicólogos na aérea da educação e psicólogos clínicos, pedopsiquiatras, enfermeiros especialistas em enfermagem de Saúde Mental, nos centros de saúde e hospitais.
  3. Envolver as autarquias locais e outras instituições sociais, para o levantamento da realidade da saúde mental das populações.