PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Conservatório + Escola Profissional de Artes


Exposição de motivos
A crise gerada pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, teve um forte impacto na vida de jovens com problemas de saúde mental pré-existentes e veio também trazer problemas a quem não tinha. A perda da rotina, o encerramento das escolas e o facto de os jovens não poderem conviver com os amigos, o isolamento, foram fatores agravantes. O direito à saúde e, em especial, o direito à saúde mental e ao bem-estar em geral, é um direito central no desenvolvimento das crianças e jovens. Sendo assim, apresentamos as seguintes medidas:


Medidas Propostas
  1. Melhorar as aulas de ESA para alunos/as mais novos/as, de modo a evidenciar casos de violência de qualquer género (física, sexual, etc.) dentro e fora de casa, a fim de evitar problemas de saúde mental futuros.
  2. Através da associação de pais, oferecer formações para pais sobre saúde mental e outros temas recorrentes/ fazer espetáculos para a sensibilização nessas temáticas. Realização de sessões periódicas ao longo do ano, por turma e marcação de pelo menos uma sessão individual com o Psicólogo da escola.
  3. Criação de espaços lúdico-pedagógicos nas escolas, com jogos que permitam trabalhar a criatividade e a reflexão e que, consequentemente, promovam o bem-estar e a saúde mental, bem como existência de espaços ou salas de relaxamento / mindfulness.