PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Francisco Franco


Exposição de motivos
Nos dias de hoje, ainda existe a ideia generalizada de que saúde significa apenas bem estar físico, no entanto sabemos que é muito mais do que isso. A condição mental e social, são fundamentais para a saúde do ser humano e para o seu desenvolvimento como pessoa e como cidadão integrante da sociedade.
Considerando que, a escola e o tempo que nela passam contribui e afeta a sua saúde mental; Considerando que, o excesso de horas passados numa sala de aula pode afetar de forma negativa o bem estar mental dos jovens; Considerando que, as atividades realizadas fora da sala de aula, ainda são pouco valorizadas, não integrando o currículo do aluno; Considerando que, a escola deve ser um espaço de bem-estar, convívio, e de ajuda no crescimento integral do jovem, propomos as seguintes medidas.


Medidas Propostas
  1. Implementação nas escolas, do projeto "Saúde Mental e Inteligência Emocional" em todos os graus de ensino, no sentido de promover a autorreflexão e compreensão emocional.
  2. Criação de um processo de candidatura ao ensino superior, onde não constasse apenas as médias das disciplinas, mas onde as atividades extracurriculares tivessem um peso e importância.
  3. Redução das avaliações de cariz quantitativo (escritas), e substituição por outro tipo de avaliações, que valorizem e promovam a cooperação e a autonomia do aluno.