PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Jaime Moniz


Exposição de motivos
A adolescência é, sem dúvida, um período decisivo na vida de todos os seres humanos, onde os mesmos desenvolvem grande parte dos seus traços de personalidade, onde exploram de forma mais profunda o mundo que os rodeia e onde criam memórias que guardarão para o resto da sua história. Todavia, na sociedade contemporânea, é comum presenciarmos vários casos de jovens que enfrentam diariamente problemas ao nível da saúde mental.
De facto, estatisticamente, está comprovado que 10 a 20% dos adolescentes sofrem de algum tipo de doença mental e afirma-se que metade dos problemas mentais surgem por volta dos 14 anos. No entanto, a maioria destes adolescentes não são diagnosticados, algo alertado pela OMS. São vários os fatores de risco que podem pôr em causa a saúde psicológica e o sucesso das pessoas mais novas, entre eles: o bullying, as dificuldades socioeconómicas, a pressão social, um ambiente familiar tóxico, exposição excessiva a conteúdos presentes nas redes sociais, entre outros. Sendo assim, é crucial consciencializarmos e alertarmos os nossos jovens, bem como os pais e professores que, no dia a dia, educam os seus filhos e alunos, desempenhando um papel importantíssimo na transmissão de princípios, valores e hábitos saudáveis. Devemos, em conjunto, lutar em prol do bem-estar dos adolescentes, os quais, mais tarde, se tornarão nos adultos que irão assegurar o bom funcionamento da comunidade em que estão inseridos.


Medidas Propostas
  1. Proibição de utilização de equipamentos eletrónicos, principalmente telemóveis, dentro do recinto escolar.
  2. Promoção de ações de sensibilização e de formação para pais e encarregados de educação, com vista à melhoria do ambiente familiar.
  3. Maior investimento por parte do Estado ao nível dos serviços de acompanhamento psicológico nas escolas.