PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa


Exposição de motivos
Sendo a Saúde Mental é uma parte integrante da saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define-a como «o estado de bem-estar no qual o indivíduo tem consciência das suas capacidades, pode lidar com o stress habitual do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para a comunidade em que se insere».
Desta forma, a Saúde Mental engloba não só o bem-estar psicológico, mas não se reduz apenas baseia-se também no equilíbrio de todas as funções mentais, traduzindo-se em comportamentos que se adaptam aos diferentes momentos vividos pelos jovens e pelos adultos, tais como: o desenvolvimento de relacionamentos, interagir com os pares, estudar, trabalhar ou mesmo seguir com os seus interesses e tomar, diariamente, decisões sobre si e sobre o seu processo de desenvolvimento na educação, no emprego, ……nas suas escolhas. Se o equilíbrio mental de uma pessoa estiver fragilizado ou alterado por uma perturbação psíquica pode afetar de forma negativa a sua capacidade de escolha, levando, não só a uma diminuição das funções a nível individual, mas também a um nível mais amplo com perdas de bem-estar para a família, na escola, nos seus percursos e por fim na sua própria vida social….


Medidas Propostas
  1. Promover espaços em que exista segurança para que as crianças/jovens possam usufruir de bem estar, praticar desporto ao ar livre por forma a poderem socializar e conviver o bem estar da sua saúde mental.
  2. Aumentar as ações de formação a nível da psicologia para ajudar os jovens a "controlar" a sua saúde mental.
  3. Existir legislação concreta sobre o uso das redes sociais.