PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Serpa


Exposição de motivos
A Escola Secundária de Serpa, como participante no programa do Parlamento dos Jovens, considera importantes as suas medidas à luz dos seguintes motivos:
A saúde mental é cada vez mais um problema nos jovens, muitas das vezes problema tabu, onde 42,2% dos adolescentes portugueses apresentam "sintomatologias depressivas", afirmando um, em cada quatro, terem-se mutilado de forma propositada. Mesmo com esses dados, extremamente preocupantes, o acesso à saúde mental é ainda difícil, uma vez que as consultas, consideradas de caráter urgente, chegam a demorar cerca de quatro a seis meses.
Pensamos, portanto, que é de extrema urgência e pertinência educar as comunidades escolares, sondando-as, acompanhando-as, a fim de identificar as necessidades de alunos, professores e auxiliares educativos, agindo para que essa mesma comunidade possa ser um local de refúgio e de bem-estar emocional. Esta comunidade educativa faz parte das autarquias e estas têm também um papel a desempenhar nos seus municípios, daí as medidas propostas incidirem, não só nas comunidades educativas, como nas famílias e nas autarquias. A saúde mental é um problema nacional e há que agir rapidamente.


Medidas Propostas
  1. Implementação do conceito de literacia da saúde mental no ensino, disseminando toda a informação relativa a questões psicológicas e psiquiátricas relacionadas com crianças e jovens. Este conceito seria integrado no currículo de Cidadania, no Ensino Básico e no Ensino Secundário, de forma transversal seria trabalhado através das artes, nomeadamente em sessões de Biblioterapia nas bibliotecas escolares e municipais, por exemplo.
  2. Organização de sessões familiares dinamizadas pelas autarquias, envolvendo pais, jovens ou outros familiares onde, sobre a orientação de psicólogos, possam ser partilhadas experiências e criados laços.
  3. Criação de uma plataforma eletrónica, coordenada pelos psicólogos das escolas, funcionando como linha de apoio e, simultaneamente, site informativo ao nível da saúde mental para toda a comunidade educativa.