PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Ourique, Ourique


Exposição de motivos
Medida 1: Uma vez que os três anos de secundário são fundamentais para a formação educacional dos jovens, os quais dependem de trabalho fora das horas estabelecidas pelo horário escolar (como tardes livres e fins-de-semana), bem como de esforço, empenho e dedicação por parte dos estudantes. Deste modo, estas horas passadas em ambiente escolar ou em trabalhos relativos a este impactuam enormemente o quotidiano dos jovens portugueses.
A nossa proposta seria reduzir o tempo passado em ambiente escolar de modo a proporcionar aos estudantes melhor qualidade de estudo, visto que teriam mais tempo disponível, e possibilitar-lhes a prática de atividades extracurriculares, o que promoveria sua saúde mental.
Medida 2: Segundo dados retirados do site da Ordem dos Psicólogos, temos presente no sistema educativo português 778 psicólogos, o que corresponde a um rácio de 1 psicólogo para 1645 alunos. Está mais do que na hora de mudar esta estatística e aumentar o apoio psicológico prestado à comunidade escolar, particularmente aos alunos. E num contexto pós-pandemia e confinamentos em que vimos os casos de s aúde mental nos jovens aumentarem, vemos como é necessário equipar as escolas de pessoal especializado e com tempo para prestar um apoio efetivo e continuado em contexto escolar.
Medida 3: A informação e o conhecimento são o antídoto para o ódio, como disse Anne Frank, mas também para a prevenção não só de catástrofes, mas, neste caso, para evitar o agravamento de qualquer patologia do foro psicológico pelo qual os jovens estejam a sofrer. Estas formações, ministradas por profissionais especializados na área, direcionadas ao pessoal docente e não docente, aqueles que mais de perto trabalham com os alunos, ajudá-los-iam a identificar patologias e a facilitar a abordagem que será feita após essa identificação e o encaminhamento para os profissionais competentes, por exemplo.


Medidas Propostas
  1. Redução da carga horária letiva semanal.
  2. Aumentar o número de psicólogos clínicos nas escolas.
  3. Proporcionar formação de docentes na área de saúde mental.