PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Odemira


Exposição de motivos
Os problemas de Saúde Mental são muito frequentes nos jovens e estão associados a elevada incapacidade e, no limite, a morte prematura. É necessário assim investir na promoção da saúde mental nas escolas, sendo que muito pode ser feito a este nível. Desde medidas que focam a Saúde Mental como um todo abordando os seus determinantes gerais, até estratégias muito específicas que abordam apenas um problema e os seus fatores de risco e protetores específicos.
Para isto acontecer, é necessário a vontade de todos, desde os decisores na área da Educação e Saúde, passando pelos Técnicos de Saúde mental, dos jovens e seus familiares, assim como de vários grupos de influência na sociedade. E claro, para que isto aconteça, é obrigatório que exista uma maior literacia neste tema.

Assim, no sentido de promover a SAÚDE MENTAL DOS JOVENS, nós os alunos da Escola Profissional de Odemira, propomos as seguintes medidas:


Medidas Propostas
  1. 1. Garantir que todas as escolas dispõem, no mínimo, de dois psicólogos, de forma a ser conseguida uma maior cobertura e um apoio mais próximo e personalizado.
  2. 2. Incluir nos currículos escolares um maior número de horas sobre saúde mental dos jovens.
  3. 3. Criar grupos de debate e apoio nas escolas sobre temáticas da saúde mental.