PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Moura


Exposição de motivos
A cada dia que passa e no pós confinamento da pandemia da Covid 19 os problemas de Saúde Mental dos Jovens aumentaram drasticamente, segundo a Organização Mundial de Saúde, metade das doenças mentais surge aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é diagnosticado nem tratado. É por isso importante que pais e professores estejam alerta e compreendam os primeiros sinais e sintomas – não tratar a doença mental na adolescência traz sérias consequências na vida adulta.
A adolescência (10-19 anos) e o início da vida adulta são marcos fundamentais na vida. Entre as importantes alterações desta fase incluem-se as mudanças de escola, o sair de casa e o início da vida académica ou da atividade laboral.
Enquanto para muitos são tempos felizes, para outros são momentos de grande stresse e apreensão, que se não forem reconhecidos e adequadamente geridos podem desencadear doença mental.
A saúde mental dos adolescentes é determinada por múltiplos fatores. Quanto maior a exposição a fatores de risco, maior o potencial de impacto na saúde mental. Os fatores de risco incluem: Desejo de maior autonomia; Pressão entre pares; Questões relacionadas com a identidade sexual; Amplo acesso e a forma de utilização da tecnologia - salienta-se que a influência dos media pode aumentar a discrepância entre a realidade do adolescente e as suas perceções e aspirações em relação ao futuro; a violência (incluindo pais muito rígidos e bullying) - as crianças e os adolescentes são particularmente vulneráveis à violência sexual, que tem graves consequências na saúde mental; as dificuldades socioeconómicas; o estigma, a discriminação ou exclusão social; e a dificuldade no acesso a serviços qualificados.


Medidas Propostas
  1. Colocação de mais psicólogos nas escolas, para que o rácio psicólogo/aluno seja menor, pois atualmente este é de um psicólogo para 744 alunos, revela o estudo “Estado da Educação – 2021” realizado pelo Conselho Nacional da Educação. Pois é impossível um psicólogo fazer um acompanhamento próximo dos alunos quando muitas vezes está em mais do que uma escola e está com os alunos de 15 em 15 dias ou até com diferenças temporais maiores.
  2. Instituir a obrigatoriedade de as escolas realizarem atividades no Dia Internacional da Saúde Mental -10 de outubro: onde se promovam atividades para a escola e onde os alunos são convidados a concorrer com projetos de promoção do bem-estar no espaço escolar.
  3. Participação dos alunos em Cursos de educação não-formal: disponibilizar, periodicamente, treinos de competências pessoais e sociais em horário compatível com a disponibilidade dos alunos.