PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Cuba


Exposição de motivos
O nosso projeto de Recomendação é baseado em três níveis . A nível escolar, ao nível Regional nos Centros de Saúde de cada família e ao nível Nacional através de equipas multidisciplinares coordenadas pelo Ministério da Educação.
O Projeto” Sentidos em Comunidade”

É um projeto a realização em âmbito escolar e tem como objetivo incentivar e ajudar os jovens a cuidar da sua saúde mental, através de grupos de apoio, ajuda psicológica, terapias, palestras e atividades curriculares e extracurriculares.

O Reforço da equipa médica familiar com um psicólogo

Acompanhamento ao longo da vida de um psicólogo familiar, que faz parte da equipa médica de família, com o objetivo de prevenir futuras perturbações psicológicas e atuar precocemente em situações de doenças mentais, tais como depressões, Autismo, Asperger.

Realização de um PODCAST “+ Saúde Mental + Vida”
O podcast é compartilhar conteúdo, sobre a Saúde mental nos jovens” na prática, cria-se um programa com episódios para compartilhar informações sobre o tema. Com a evolução tecnológica, existem vários formatos para conseguir transmitir e receber informação. O podcast é um material entregue na forma escrita, áudio ou video, que fica disponível para que o consumidor aceda quando quiser. O conteúdo criado é o do interesse dos “membros do canal”, representando uma boa oportunidade de comunicação, proporcionar mais informação, educar os jovens , além de produzir materiais que sejam criativos e informem ou forneçam ferramentas para estes, em formato de áudio ou video. A mensagem pode ser transmitida de forma mais “intimista”, como uma conversa, possibilitando o ouvinte a participar e colaborar, tambem de forma anónima .
Com o podcast pode-se encaminhar o conteúdo que realizou, possibilitam o envio direto ou fornecendo um link de partilha.
O podcast tem um custo reduzido, é uma ferramenta que tem um público muito fiel e bem orientado, o que significa que esta estratégia é muito eficiente e eficaz.
A organização deste Podcast seria no âmbito do ministério da educação e como público alvo os jovens das escolas. Com equipas multidisciplinares para coordenar , orientar e fornecer ferramentas aos jovens no âmbito da saúde mental. Para alem de ser uma boa ferramenta para que os jovens sem se exporem possam ser ajudados na área da saúde mental, o ministério tambem pode obter dados estatísticos sobre os problemas que mais afetam os jovens nesta área e poder ser mais ágil em atuar.
O Podcast é uma ponte para que os jovens possam trocar as suas ideias, compartilhar experiências, angustias, esclarecer tabus, dar depoimentos de forma anónima se o desejar, com os outros jovens e com as equipas multidisciplinares do Podcast , para obter ajuda, ferramentas para atuarem na qualidade da sua saúde mental.
O Podcast tem de ser bem divulgado nas escolas e é acessível em vários equipamentos.


Medidas Propostas
  1. Projeto ”Sentidos em Comunidade” É um projeto a realização em âmbito escolar e tem como objetivo incentivar e ajudar os jovens a cuidar da sua saúde mental, através de grupos de apoio, ajuda psicológica, terapias, palestras e atividades curriculares e extracurriculares.
  2. Reforço da equipa médica familiar com um psicólogo. Acompanhamento ao longo da vida de um psicólogo familiar, que faz parte da equipa médica de família, com o objetivo de prevenir futuras perturbações psicológicas e atuar precocemente em situações de doenças mentais, tais como depressões, Autismo, Asperger.
  3. Realização de um PODCAST “+ Saúde Mental + Vida”; O podcast é compartilhar conteúdo, sobre a Saúde mental nos jovens” na prática, cria-se um programa com episódios para compartilhar informações sobre o tema. A organização deste Podcast seria no âmbito do ministério da educação e como público alvo os jovens das escolas. Com equipas multidisciplinares para coordenar , orientar e fornecer ferramentas aos jovens no âmbito da saúde mental.