PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Aljustrel


Exposição de motivos
Temática de enorme pertinência ....e que nenhum de nós está "imune".
Salienta-se nesta problemática a importância da valorização da "empatia " no estabelecimento de relações saudáveis promotoras de uma boa saúde mental. Para tal é necessário que se aprofunde os conhecimentos sobre a mesma, consciencializando-nos para a importância desta, no nosso bem-estar físico e emocional.
Depois desta reflexão, espera-se os jovens estejam mais capacitados para identificar comportamentos de risco e/ou situações promotoras de uma má saúde mental, para o caso de não conseguirem superar as dificuldades ,saibam e não se inibam, de procurar apoio.
O saber procurar ( no momento certo) e encontrarem respostas, poderá ser uma das chaves do sucesso para ultrapassar este problema, que está a tomar dimensões preocupantes, numa sociedade atual e moderna .


Medidas Propostas
  1. Reforço dos técnicos especializados (psicólogos ,enfermeiros, pedopsiquiatras, psiquiatras,etc),nas escolas e no Sistema Nacional de Saúde (SNS).
  2. Realização de sessões de sensibilização promovidas pelos gabinetes de psicologia das escolas, duas vezes por ano letivo ,para a comunidade escolar e encarregados de educação, com recurso a técnicos especializados e indivíduos, para falarem na primeira pessoa sobre o que viveram e como superaram.
  3. Reestruturação do modelo atual de ensino, no sentido de rentabilizar o tempo de estudo e o do lazer.