PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Castro Verde


Exposição de motivos
No âmbito do debate em discussão, considerou-se que uma ação sobre a "prevenção" se revela como prioritária no desenvolvimento de um programa de intervenção na área da Saúde Mental dos Jovens. Assim, não obstante a criação de medidas que visem uma resposta a jovens que revelem necessidades de uma intervenção mais imediata, considera-se que, paralelamente, as ações nesta temática devem fazer uso dos conhecimentos da psicologia para melhorar a saúde da comunidade focando obrigatoriamente a promoção da saúde e a prevenção.
É, neste contexto, que se entende que as autarquias, como poder local, próximo da sua comunidade, podem contribuir para, em articulação com os serviços de saúde e outras estruturas sociais, acompanhar e criar programas de literacia em saúde psicológica na comunidade, com uma relevância especial na faixa etária em que se integram os jovens.


Medidas Propostas
  1. Realização de seminários/debates/palestras, integrados no Programa de Educação para a Saúde (PES) da escola, para consciencializar os jovens acerca dos mais diversos distúrbios mentais /psicológicos, com a participação de psicólogos e outros especialistas na área da Saúde Mental.
  2. A criação de gabinetes de psicologia, ao nível das autarquias, para que, em articulação com os serviços de saúde e outras estruturas sociais, possam desenvolver programas de acompanhamento e promoção da literacia em saúde psicológica na comunidade.
  3. Criação de um website ao nível da escola, com a opção de marcação de consultas com o/a psicólogo(a), com um espaço para esclarecimento de dúvidas tanto para os jovens como para pais e encarregados de educação que deve garantir o anonimato dos contactos.