PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB1,2,3/JI/S Padre Maurício de Freitas


Exposição de motivos
Introdução
Existe desde sempre que enorme uma preocupação com a saúde física, mas a saúde mental só agora começou a ser falada na nossa sociedade. Para vivermos verdadeiramente saudáveis precisamos que um dos essenciais órgãos do nosso corpo, não falhe, exatamente, senhores deputados, o cérebro. Este importantíssimo órgão do nosso corpo que, embora não controle todas as emoções e sentimentos, merece receber a devida importância. É por isto, senhores deputados, que hoje estamos aqui, preocupadas com a indiferença e juízos de valor da nossa sociedade, perante as perturbações mentais,
É urgente intervir nesta situação, arranjaremos soluções para todos nós. A nossa geração precisa do merecido apoio.
Por nós, os jovens, propomos as seguintes medidas:
Medidas
Criação de uma linha telefónica anónima e gratuita, somente para jovens
 Esta linha telefónica serviria para atenuar algumas das necessidades do quotidiano de alguns jovens. Através desta medida, os jovens conseguiriam o acesso a especialistas na área da psicologia, sem sair do conforto do seu lar e precisarem de se identificar. Com esta medida, alcançariam o equilíbrio mental sem exposição social.
Estudo anónimo anual do bem-estar psicológico das nossas escolas
 Realização de um questionário anónimo no âmbito escolar, com o intuito de perceber como se encontra os nossos jovens a nível do bem-estar mental. Este estudo ajudar-nos-ia a perceber as percentagens de alunos com problemas de modo a intervir de forma correta de modo que se corrigissem esses problemas
Educação emocional inserida na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento
 Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento seria abordado, através do psicólogo da escola, como os alunos podem gerir as suas emoções\reações, de acordo com os dados mais elevados do estudo realizado no ano anterior.
Conclusão
Senhores deputados, a juventude tem muito para dar ao mundo, mas para isso precisamos que na área da saúde mental nos ouçam! Precisamos de apoio, do vosso apoio! E está na altura de tomarmos as medidas necessárias para todos os jovens, sem exceção! Vivemos há pouco, uma pandemia que nos tirou os sonhos e agora acontece uma guerra no coração da Europa que escurece os nossos dias. É esta a altura perfeita para agirmos. Temos de o fazer já. Temos de garantir condições nesta área da saúde que até então tem sido tão ignorada. Hoje, damos um grande passo, estamos a ser ouvidos. Martin Luther King, um dia disse “I have a dream “, eu, como jovem, tenho o sonho de viver numa sociedade sem preconceitos e em equilíbrio.
É preciso haver uma mudança de paradigma! É necessário criar novas políticas que sirvam para desmitificar a doença mental, com o propósito de as pessoas se abrirem e entregarem ao psicólogo e à psicoterapia de modo natural e sem medos!


Medidas Propostas
  1. Criação de uma linha telefónica anónima e gratuita, somente para jovens
  2. Estudo anónimo anual do bem-estar psicológico das nossas escolas
  3. Educação emocional inserida na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento