PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB2,3/S Cardeal Costa Nunes


Exposição de motivos
É importante para os jovens de hoje em dia sentirem que não estão sozinhos, seja tendo amigos em quem podem confiar, seja pelo simples facto de saberem que existem mais jovens a passar pelo mesmo que eles.
Após o isolamento provocado pelo Covid-19, os adolescentes retomaram os convívios sociais, uma atividade de extrema importância ao desenvolvimento humano e à prevenção de doenças. Os grupos de apoio são um espaço seguro e supervisionado por um profissional de saúde mental, onde cada um pode contar a sua história, como correu o seu dia, ou simplesmente ouvir e dar apoio a quem pretende partilhar a sua experiência de vida de modo a promover a aprendizagem, a partilha, e o apoio. Pretendemos assim que adolescentes que lidem com problemas similares partilhem a sua experiência com aqueles que se sentem mais sozinhos e se entre ajudem.
De modo a combater as dificuldades que advém do deslocamento de ambas as partes, paciente-psicólogo, e tendo em conta a facilidade e o à vontade que os jovens apresentam na utilização de ferramentas digitais, seria relevante a criação de um “Hospital Digital” para o conforto e bem-estar de todos. A deslocação é por vezes um grande entrave à procura de ajuda profissional por parte de quem apresenta alguma doença mental, por esse motivo, pretendemos a prestação de ajuda se torne mais fácil e acessível.


Medidas Propostas
  1. Criar uma aplicação/blog que permita a interação entre jovens que sofrem de doenças mentais, tal como o contacto com profissionais de saúde mental, de forma anónima ou não.
  2. Formação de grupos de apoio locais, por parte das escolas ou das câmaras municipais, destinados a adolescentes que experienciam perturbações mentais.
  3. Criação do "Hospital Digital" com o objetivo de dar consultas individuais, exclusivas, entre profissional-paciente, sem sair do conforto da sua casa, de forma completamente digital"