PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB2,3/S das Lajes do Pico


Exposição de motivos
Criação de um programa de formação online e/ou presencial destinado a alunos, encarregados de educação, professores, assistentes operacionais e outros interessados para que estes saibam identificar, lidar e auxiliar jovens com problemas relacionados com saúde mental.
Redução da carga horária letiva para que os alunos tenham mais tempo para autocuidado, para o estudo e também para a realização de atividades extracurriculares, fundamentais para o desenvolvimento de capacidades sociais e essenciais para a saúde mental.
A influência excessiva dos media, das redes sociais e das barreiras que estas criam, pode levar à ideia errada que os jovens têm acerca da vida dos influenciadores digitais e dificultar o desenvolvimento cognitivo e a interação social, dando a ideia de que as suas realidades e aspirações não são suficientemente boas.


Medidas Propostas
  1. Formação destinada a alunos, encarregados de educação, professores, assistentes operacionais e outros interessados.
  2. Redução da carga excessiva do horário letivo.
  3. Consciencializar os jovens de que o fácil acesso e o tempo excessivo dedicado à utilização de dispositivos eletrónicos e redes sociais são prejudiciais para o seu bem-estar físico e mental.