PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Manuel Azevedo da Cunha


Exposição de motivos
Segundo a OMS o conceito de saúde é bem mais abrangente que a simples ausência de doença: é um completo estado de bem estar físico, mental e social e, dessa forma, merece a atenção em todas as suas vertentes.
É do conhecimento geral que a sociedade de hoje apresenta em larga medida mais oportunidades do que no passado para os jovens, mas ao mesmo tempo tornou-se muito mais exigente. Estamos assoberbados pela velocidade frenética do dia a dia, pelas múltiplas notificações, solicitações e distrações que o quotidiano nos apresenta. Com eles, e no mundo incerto, complexo e volátil, somos dominados pela ansiedade, pelo stress e pela pressão para ter sucesso.
Somos a geração que não tem medo de falar sobre as dificuldades que vivemos, mesmo quando as gerações mais velhas nos dizem que os nossos problemas não são reais, que a vida outrora era mais difícil. A nossa geração precisa cuidar de si, para assegurar que protege e cuida das próximas gerações. Precisamos de nos salvar, para podermos assegurar o equilíbrio mental, emocional que queremos deixar no mundo.


Medidas Propostas
  1. Instituir um plano de ação, com o apoio das Associações de Jovens, para a criação de atividades para os estudantes universitários deslocados.
  2. Ensinar nas Escolas a agir diante de uma pessoa que esteja a sofrer de uma crise de pânico ou de ansiedade.
  3. Criar uma plataforma online em que os jovens e os seus familiares consigam conversar e pedir ajuda a profissionais especializados em Saúde Mental.