PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional da Horta


Exposição de motivos
Exposição de Motivos 1ª Medida: Em face à sociedade atual tecnologicamente avançada e à qual a nossa geração pertence, pretendemos desenvolver uma aplicação de uso tecnológico, com o objetivo de dar a conhecer melhor ao público jovem a temática da Saúde Mental e, desta forma, auxiliar quem mais necessita, uma vez que ainda existe muita desinformação e algum estigma ao abordar problemáticas como esta.
A aplicação a ser desenvolvida compreenderá uma checklist sobre problemas de Saúde Mental. Para uma melhor adequabilidade e eficácia, seria desenvolvida por estudantes, profissionais da área da saúde mental, professores e ainda contando com o apoio técnico para o desenvolvimento, adequabilidade e funcionalidade da aplicação.
O seu financiamento ficaria sob a alçada do organismo governamental responsável por esta política pública.

Exposição de Motivos 2ª Medida: • Por termos a total consciência de que os problemas relacionados com o mal-estar da saúde mental nos adolescentes e jovens ocorrem, pelo menos uma vez, na vida, o desenvolvimento deste PODCAST tem como premissa basilar “desmistificar” a temática que envolve a saúde mental e os problemas com ela relacionados, promover conversas informais sobre algumas situações que podem interferir na saúde mental dos jovens e realizar um conjunto de vox pop (entrevistas de rua ou outras) para saber qual a opinião sobre determinada matéria, convidar especialistas e envolver as famílias.
Esta nossa proposta pretende ser inovadora, uma vez que desconhecemos a existência de um podcast feito por estudantes açorianos, e desta forma, dar ainda a conhecer a nossa região, nesta perspetiva, iniciando a sua disseminação em streaming/redes sociais e posteriormente através de parcerias com as rádios locais e regionais.

Exposição de Motivos 3ª Medida: • Manter a Saúde Mental na ordem do dia, em contexto escolar, é uma emergência e uma necessidade, uma vez que os níveis de infelicidade dos adolescentes e jovens têm vindo a aumentar, muito pelos tempos atípicos vividos recentemente, motivados pela pandemia por COVD-19.
Desta forma, manter-se-ia “vivo” o debate sobre esta temática, mesmo após terminar o projeto do Parlamento dos Jovens, deste ano. Sobretudo, por considerarmos ser um tema sensível, de elevada importância e ainda muito desconhecido por e para muitos jovens. Ademais, porque a desinformação continua a ser sobejamente negligenciada por nós adolescentes e jovens, mesmo que de forma inconsciente.
Assim, teria esta última medida de ser assumida pelas políticas públicas, nomeadamente pela tutela da Educação, para a sua adequada aplicação prática.
Como sugestão, esta medida deve ser implementada como projeto pioneiro/piloto, na Região Autónoma dos Açores. Caso obtenha resultados positivos, deve ser alargada a sua escala de intervenção, nível nacional.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma aplicação de uso tecnológico (app), sobre o tema da "Saúde Mental” e as suas várias vertentes, através de uma linguagem clara e acessível aos adolescentes e jovens para que estejam atentos ao seu bem-estar, conhecer mais sobre a temática, saber a quem recorrer e obter o apoio necessário.
  2. “Por Ti, Por Todos!”, criação de um PODCAST; Desenvolvimento de um PODCAST, em que, informalmente, se tratam dos problemas da Saúde Mental e outros relacionados, mas ainda pouco normalizados na nossa sociedade.
  3. A Saúde Mental em Contexto Escolar. Esta medida consiste na obrigatoriedade das escolas das Regiões Autónomas e de Portugal Continental desenvolverem, em todos os anos letivos, pelo menos 3 a 4 atividades relacionadas com o tema da Saúde Mental.