PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional do Pico


Exposição de motivos
Saúde mental e juventude. O que se passa com os nossos jovens? O que se passa com a nossa geração? O que se passa connosco?
Os números são assustadores e as más notícias não param de chegar.
As perturbações do foro psiquiátrico atingem, pelo menos, 12% da população do planeta e têm prevalência maior nos países desenvolvidos.
Portugal não foge a este padrão europeu e internacional. Segundo a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, uma em cada cinco pessoas sofre de uma perturbação ao longo da vida e estima-se que duas em cada cinco possam vir a desenvolver uma perturbação. Estes números fazem de Portugal o segundo da Europa com maior prevalência de doenças mentais.
Com a pandemia e a guerra duplicaram os casos de ansiedade e depressão nas crianças e adolescentes, pessoas a quem se torna mais difícil explicar por que está acontecendo tudo isto e de forma tão consecutiva.
É ou não é necessária uma nova estratégia para promover a saúde mental em Portugal?
A resposta parece óbvia, como óbvio também parece ser o fracasso de todas as campanhas para promoção da saúde mental que muitas vezes remetem como única solução o falar com alguém. Se a solução fosse apenas falar com alguém não estaríamos perante o quadro negro que a Organização Mundial de Saúde nos grita.
E porque é que Portugal é o segundo país da Europa com maior prevalência de doenças mentais? O que está a falhar redondamente no nosso país?
Para responder a essas questões convém frisar que quando falamos de saúde mental, ou melhor, da falta de saúde mental, há algumas perturbações particularmente significativas, a ansiedade, a depressão, outras relacionadas com o consumo de álcool, às quais se somam também a doença bipolar, o consumo de drogas, distúrbios alimentares e a esquizofrenia.
É perante este quadro complexo e preocupante, que carece de intervenção urgente, incisiva e metódica, que nós, em representação da Escola Profissional do Pico, pretendemos fazer deste Parlamento dos Jovens 2023 um encontro de sucesso no desafio que é dar respostas concretas rumo à promoção da saúde mental nos jovens.


Medidas Propostas
  1. Diagnóstico, no início de cada ano letivo, de modo a averiguar o nível de saúde mental da comunidade escolar.
  2. Intercâmbio desportivo da saúde mental.
  3. Programas para promoção da saúde mental com foco na criação de atividades extracurriculares entre crianças e jovens.