PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB1,2,3/JI/S/EA Tomás de Borba


Exposição de motivos
As propostas que serão defendidas pela dupla de alunos que representarão, na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, as cores da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, resultaram de um longo período de reflexão, desde cedo bastante focado nas questões da saúde mental dos jovens.

Nesse sentido, foram fornecidos aos alunos várias fontes de informação para que delas pudessem extrair a informação necessária à construção de propostas adequadas e pertinentes.

Assim sendo, as propostas apresentadas vão ao encontro da inquietação sentida perante as recorrentes notícias que dão conta de vítimas - muitas delas mortais - resultantes de episódios de problemas de saúde mental entre os nossos jovens. É algo que não dignifica nada um País que se diz desenvolvido e progressista e que deve procurar garantir, a cada jovem, as necessárias ferramentas e oportunidades tendentes à sua plena realização intelectual e emocional.

Mais, há a plena consciência de que os casos de problemas de saúde mental entre os nossos jovens divulgados nos órgãos de comunicação social, bem como nas redes sociais, não constituem senão a ponta de um enorme iceberg pelo que urge tomar medidas, e já, para que as vítimas possam, o quanto antes, beneficiar de medidas de apoio.


Medidas Propostas
  1. Implementação de um projeto social de escola que promova a interação entre diferentes agentes ligados à área da saúde e da juventude e que garanta a promoção de iniciativas concretas, capazes de ofertar aos jovens projetos e iniciativas favoráveis à sua saúde e estabilidade mental e emocional.
  2. Promoção de atividades/clubes estimulantes, nas escolas, para implementação após o horário regular das aulas (ex. clubes de robótica).
  3. Criação de equipas de ajuda psicológica, para atuarem nas escolas, sendo compostas por jovens recém-formados na área.