PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio do Castanheiro


Exposição de motivos
A Saúde mental é uma matéria sobre a qual a sociedade se tem debruçado com especial cuidado seguido o período de confinamento que nos prendeu a todos e nos tirou a liberdade sob a qual temos vivido e usufruído. O encarceramento dos corpos libertou, contudo, a mente nas suas mais diversas potencialidades e, o que para uns serviu de período de reflexão, renovação e auto-descoberta, serviu para outros como alerta das dificuldades da mente e da psique humana nos relacionamentos inter-pessoais, nas lides pessoais e nas dificuldades que se manifestaram em manter um equilíbrio propício a uma boa saúde mental.
Não é de hoje, nem de ontem. Foi sempre um assunto necessário, um assunto de enorme importância, um assunto cuja repercussão se manifestou diretamente nos atos humanos e nos acontecimentos históricos, desde sempre. Todavia, foi e ainda é um assunto de extrema delicadeza e de difícil abordagem - um assunto tabu. A OMS determinou 2022 como sendo o ano da saúde mental e, com isto, além do extraordinário trabalho dos profissionais da área, o mundo percebeu que era a hora de falar sobre o quanto a Saúde Mental importa. Estranho seria se, tratando-se de Saúde, não fosse importante. O cuidado com a mente é o primado sob o qual se pode construir uma boa saúde física. Se os gregos e os romanos o sabiam, pois que a sociedade do século XXI redescobriu a premissa: Mens sana in corpore sanu.
A oportunidade de trazer este tema à casa da democracia açoriana e o horizonte de o debater na Assembleia da República- bastião da soberania nacional- não é uma mera honra e privilégio, é uma missão que só a nossa geração pode, com efeito, defender e fazer cumprir. O tabu acabou e o trabalho ainda agora começou, viemos falar de como defender uma melhor saúde mental para os jovens portugueses e, saudando a câmara, folgamos para que as medidas que propomos sejam tidas como mais valia neste processo de edificação de um projeto parlamentar digno de apreciação e consideração e digno das vozes pelas quais nos batemos- a população jovem dos Açores que, tanto quanto noutras regiões, tem o direito de ver assegurada na sua vida um boa saúde física baseada numa boa saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Reformulação da disciplina de Psicologia.
  2. Alteração dos pesos das notas que contribuem para a nota final de candidatura.
  3. Serviços de psicologia gratuitos por parte das universidades nas escolas das respetivas regiões.